sábado, 5 de março de 2011

BAIRRO GUANANDI

Antes de se tornar um Bairro, essa região era uma fazenda. Em agosto de 1969 o então proprietário loteou a área para venda.

Guanandi é uma palavra indígena. A maioria das ruas do Bairro, naquela época, recebeu nomes indígenas: Jurema, Jussara, Piriá, Pirituba, Cambu, Jatobá, Igarapé, Iracema, Tocantins e outros. Mas, com o passar do tempo muitos nomes foram substituídos por outros.

Um dos primeiros moradores a chegar aqui foi o Senhor Alcides Ferreira de Souza que mora até hoje nessa Comunidade. Segundo relatos de seu Alcides e sua família "aqui só tinha mato"! Não havia energia, eram poucas casas. As pessoas criavam gado e cavalos que serviam como meio de transporte, como a carroça e a bicicleta, já que naquela época não havia ônibus e as pessoas não tinham recursos para posuir automóvel que era um bem caríssimo.
Em 1972, veio a primeira linha de ônibus que passava apenas pelas ruas Barra Mansa e Antônio Siufi, únicas ruas trafegáveis.
Somente em 1976 chegou a rede de água e de energia. O asfalto veio mais tarde, em 1981.

Hoje o Bairro Guanandi é um dos maiores bairros de Campo Grande e oferece tudo o que a população necessita para viver bem! Temos várias linha de ônibus, escolas, creche, potos de saúde, supermercados, lojas em geral, a tradicional feira livre, praça, posto de gasolina, corpo de bombeiros, igrejas e um Centro de Educação Especial.


Material retirado do acervo de registro da Biblioteca da E.M. Profª Marina Couto Fortes.


http://www.pmcg.ms.gov.br/GEO/SISGRAN/index.php?tabID=&campoID=

Nenhum comentário:

Postar um comentário