sábado, 5 de março de 2011

MARINA COUTO FORTES

Marina Couto Fortes nasceu em Cuiabá, MT no dia 1º de julho de 1912.
Por imposição de seu pai tornou-se professora, embora seu sonho fosse ser Assistente Social.

Formou-se aos dezoito anos, lecionando no interior de MT com muita dificuldade, pois tinha de atravessar um rio e andar a pé sob sol e chuva. Após nove anos nesse sacrifício passou a sofres de reumatismo e ficou paralítica, afastando-se da sala de aula. Mais tarde, recuperou a saúde.

Foi Professora, Coordenadora Escolar, Supervisora e ainda a primeira Delegada de Ensino. Foi no mandato do então Prefeito Lúdio Coelho que essa mulher de uma carreira profissional exemplar teve seu nome perpetuado em uma Escola da Rede Municipal de Ensino, na qual hoje, estudamos e trababalhamos!

Marina Couto Fortes, mulher corajosa, competente, dedicada e amorosa faleceu em 24 de março de 1987.


Material retirado do acervo de registro da Biblioteca da E.M. Profª Marina Couto Fortes.

2 comentários:

  1. Sou neta da professora Marina,me chamo Cláudia Regina Fortes... A história acima contata está quase certa.. A não ser a data de seu falecimento que foi em 24 de março do ano de 1988 e não 1987.. minha saudosa avó tinha grande orgulho de sua profissão, era a menina de seus olhos..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa que legal , estudei nesta escola em 1991-1992 mais ou menos, eu gostava muito ,fazia o prézinho , minha prof se Chamava Marlene , tenho otimas lembranças

      Excluir